Categorias: Agua Clara | Historia

História de Agua Clara


Perfil histórico da cidade de Agua Clara

ÁGUA CLARA

A margem esquerda do rio verde, região de beleza fascinante, encantadora, serena que possuía as sonoridade da solidão, dóceis a qualquer ruído, apenas quebrada pelos rugidos das onças pelo cantar das coans das seriemas em todas as extensões de suas matas. Assim começa a história da região, de uma cidade, de como Água Clara nasceu e quem foram seus desbravadores, um roteiro fiel dos trabalhos e das esperanças bem sucedidas dos seus povoadores.

Em 1913 com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, forma se um povoado que passa a ser conhecido como Rio Verde, nome resultante devido o povoado ser banhado pelo Rio Verde, a povoação a princípio formada apenas por construtores da estrada, foi acrescida de comerciantes.

Um dos primeiros nomes a Ter destaque no comércio desta região foi o Sr. Fenelon da Costa, com a firma CALDEIRA E FENELON com matriz em Três Lagoas. O pequeno agrupamento de casas foi evoluindo devido as necessidades surgidas para a instalação dos trilhos da NOB, surgiu a primeira Indústria ao fornecimento de madeiras para os dormentos da estrada. Como pioneiros da indústria(fabrica de mandioca e açúcar) podemos citar os nomes do Sr. Antonio Aparecido e do Sr. Benevenuto Ottoni. No ano de 1932, devido ao crescimento que atingiu o povoado de Rio verde, foi reconhecido como Distrito de paz de Três Lagoas, com o nome alterado para Água Clara, considerando-se a água cristalina que abastecia a população e que essa água era proveniente do córrego Água Clara, mudou o nome que permanece até os dias de hoje. No ano de 1953 pela Lei nº 676,de 11 de dezembro, o Distrito de Água Clara é elevado à categoria de Município, sendo sua instalação efetiva a 08 de fevereiro de 1954, assumindo provisoriamente a Prefeitura o Juiz de Paz, Sr. Cassiano Vitório da Silva.

Pelas eleições marcadas e realizadas no dia 03 de outubro deste mesmo ano é eleito Evaristo Mariano Rodrigues, o primeiro Prefeito Municipal de Água Clara. A partir de 1954 com a realização das eleições de 04 em 04 anos, outros prefeitos passaram pelo Município, cada um deles deixando sua parcela de contribuição para o desenvolvimento do Município.

Água Clara no dia de Ontem

Muito se tem a contar

Pois foram tantas as lutas

Para os que aqui vieram se instalar

 

Esse povo corajoso a luta enfrentar

De diferentes, raças e crenças

E de todos os níveis sociais

Foram os desbravadores que ajudaram a te criar

 

Independente de qualquer outro lugar

Hoje, Água clara, são muitos os que te amam

E não pretendem te abandonar

No seu aniversário, queremos te abraçar

 

Desejar-te muito progresso

E de ti muito orgulhar

Pois o berço da esperança

Jamais há de cansar

Saudades nós sabemos

Você sempre vai deixar.

Autor: Mariinha

 

REDE FERROVIÁRIA
O MARCO DA HISTÓRIA DE ÁGUA CLARA, UM APITO ANUNCIA O PROGRESSO

Outros Destaques
Página 1 de 1
Melhor Visualizado 1024 x 780 © Copyright 2007 - 2010, Portal MS - O Guia Online de Campo Grande e MS
Notícias | Empresas | Classificados | Empregos | Contato