Categorias: Rio Brilhante | Historia

História de Rio Brilhante


História da cidade de Rio Brilhante, Campos de Vacaria

RIO BRILHANTE
Campo de Vacaria

O município de Rio Brilhante tem sua história ligada à República Paraguaia. Seu primeiro morador foi o mineiro Antônio Gonçalves Barbosa, que chegou em 1835, nesta região denominada "Campos de Vacaria".

Em 1900 Francisco Cardoso ergueu um cruzeiro, marcando assim o nascimento de uma comunidade, que recebeu o nome de ENTRE-RIOS por estar situada entre dois rios: VACARIA e BRILHANTE .

Em 26 de setembro de 1929, aconteceu a elevação de Entre-Rios a município, iniciando sua independência político-administrativa, data em que é comemorado o seu aniversário.

Mais tarde em 1943, teve seu nome mudado para CAIUÁS, em consideração a tribo indígena primitiva da região.

A nova e a última alteração em seu nome deu-se em 30 de setembro de 1948, passando a denominar-se RIO BRILHANTE, em homenagem ao rio que irriga suas áreas e faz limite do lado sul.

Seu crescimento tomou impulso na década de 70 com a explosão da agricultura, e da chegada dos primeiros imigrantes vindos das regiões Sul, Sudeste e Nordeste.

O município de Rio Brilhante é formado de migrantes, que se juntaram aos matogrossenses, dando uma miscigenação de raças e culturas. Para cá vieram os paulistas, nordestinos e sulistas formando uma cultura ímpar.

fonte: wikipedia


Outros Destaques
Página 1 de 1
Melhor Visualizado 1024 x 780 © Copyright 2007 - 2010, Portal MS - O Guia Online de Campo Grande e MS
Notícias | Empresas | Classificados | Empregos | Contato