Categorias: Aquidauana | Historia

História de Aquidauana


História da cidade

AQUIDAUANA
Rio Estreito

Logo após o final da Guerra do Paraguai, as comunidades que viviam na região dos atuais municípios de Aquidauana, Anastácio e Miranda começaram a se reestruturar, sendo que a cidade de Miranda era o principal núcleo populacional, até o início do século XX.

Tendo em vista a dificuldade que deslocamento daquela população, da recepção de mercadoria e de escoamento da produção, por causa das enchentes que isolavam o povoado por quase seis meses no ano, um grupo de fazendeiros, liderados por Theodoro Rondon, decidiram negociar e comprar do Sr. João Dias Cordeiro, proprietário das terras, onde hoje estava localizado o núcleo urbano de Aquidauana, e que foram escolhidas por ser o último local com estrutura de aportação e navegável para embarcações de maior calado.
 
Após a escolha do local para se estabelecer o novo povoado, Sr Coronel Theodoro Rondon, juntamente com os Coronéis Augusto Mascarenhas e Jango de Castro, percorreram a região em busca de parceiros para aquisição da área. Juntaram então, em torno de quarenta pessoas, para a reunião que aconteceu no dia 15 de agosto de 1892, no local onde esta localizada a Praça Nossa Senhora da Imaculada Conceição, e decidiram escolher dentre os participantes os responsáveis para implantação do núcleo ora criado. Foram eles: Theodoro Rondon, Augusto Mascarenhas, Estevão Alves Correa, João de Almeida Castro e Manoel Antonio Paes de Barros. Estas pessoas são consideradas como sendo os fundadores de Aquidauana, que inicialmente recebeu o nome de Alto Aquidauana sob a invocação de Nossa Senhora da Conceição, que é a padroeira do município.
 
O novo núcleo se desenvolveu rapidamente em sua organização política, em 03 de maio de 1907, por força da Lei Estadual nº 467 de 18 de dezembro de 1.906, foi instalado o município de Aquidauana, desmembrado do de Miranda. Posteriormente pelas Leis Estaduais nº s 549, de 20 de junho de 1.910, e 277, de 23 de março de 1.911, foi elevada a categoria de Comarca e Comarca de 2ª Estância, respectivamente, e pela Lei Estadual nº 772, de 16 de julho de 1.918, adquiriu o foro de cidade.
 
Um marco histórico para o desenvolvimento de Aquidauana foi o dia 10 de setembro de 1911, quando chega a primeira locomotiva da Noroeste do Brasil, o trem ligava Aquidauana ao mundo com maior facilidade, em 1914, já era possível ir de Aquidauana a São Paulo via ferrovia, e isto facilitou muito o escoamento da produção do município.

Outro marco importante na história local foi a instalação do 9º Batalhão de Engenharia e Combate, denominado Carlos Camisão (em homenagem ao comandante da tropa brasileira no episódio da Guerra do Paraguai denominado Retirada da Laguna, descrito pelo Visconde de Taunay em seu livro homônimo), que foi criado em 07 de novembro de 1942, e em 1944 passou a integrar a Força Expedicionária Brasileira que participou da Segunda Guerra Mundial. As tropas do 9º BEComb, foram as primeiras do Exército Brasileiro a entrar em combate nos Campos da Itália.

Ao longo do tempo Aquidauana teve grande importância no, ainda estado de Mato Grosso, sendo denominada a Princesa do Sul, pela sua beleza cênica e importância econômica.

Atualmente, o município é um dos mais importantes do estado de Mato Grosso do Sul em várias atividades econômicas, com destaque para a
Outros Destaques
Página 1 de 1
Melhor Visualizado 1024 x 780 © Copyright 2007 - 2010, Portal MS - O Guia Online de Campo Grande e MS
Notícias | Empresas | Classificados | Empregos | Contato