Categorias: Pontos Turisticos | Campo Grande

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


A paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro foi fundada em 1938, pelo então Bispo de Corumbá, Dom Vicente Priante, no promissor Bairro Amambaí, cujo traçado, elaborado por engenheiros militares, acompanha as linhas sinuosas da ferrovia. Em 1913, o bairro recebe as primeiras obras dos quartéis instalados pelo exército brasileiro. A partir de 1921, o conjunto passa a ser ocupado por residência e unidades institucionais da Circunscrição Militar.

A chegada dos quartéis e dos contingentes militares foi decisiva para o crescimento da cidade, pois trouxe grande alento a seu comércio e a sua indústria da construção civil. Também a educação e a saúde elevam seus padrões de qualidade em função do grande número de militares que passam a se dedicar às atividades de ensino, em escolas locais, e ao atendimento médico da população, nas instalações do hospital do exército. O local denomina “Cabeça de Boi”, localizado nos altos da rua Y Juca Pirama e no início da zona de ocupação militar, assume uma posição de grande importância na categoria da cidade, a até mesmo um coreto, ainda hoje existente, é construído no local para a distração dos habitantes da região. Assim, com a vocação para atender os habitantes da margem direita do córrego Segredo, a paróquia instala-se em meio ao conjunto militar, e fica sob os cuidados da Missão Redentorista, conforme projeto aceito canônica e pessoalmente pelo Papa Pio XI.

A Igreja é construída em um terreno cedido pela Prefeitura Municipal ao lado das instalações do Círculo Militar, clube inaugurado em 1934 e destinado ao lazer dos servidores do exército brasileiro e seus familiares. A inauguração da igreja acontece no dia 03 de Agosto de 1941. Junto à Igreja, funcionou durante muito tempo o seminário da congregação redentora, que chegou a brigar, em certas épocas por capelães militares. Em 1999, a igreja torna-se santuário mariano, pois provenientes de todos os recantos da cidade, aí reúne-se grande número de fiéis em torno de imagem de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. A sede da Arquidiocese de Campo Grande encontra-se no prédio adjacente à igreja, e o conjunto de edificações faz pensar em um monastério de estilo italiano, com seu campanário lateral abrigando sinos de grande musicalidade. A bela coloração dos edifícios, próxima ao ocre, é devida à cor vermelha terra da Cidade Morena. São infinitas partículas de pigmento natural incrustada nas paredes ao longo das décadas pelas mãos de um artista invisível.

Endereço: Av. Afonso Pena, 275 Campo Grande MS

Outros Destaques
Campo Grande
Camelódromo
Campo Grande
Horto Florestal
Campo Grande
Carro de Boi
Campo Grande
Praça Ary Coelho
Campo Grande
Praça das Araras
Campo Grande
Igreja Sao José
Campo Grande
Parque do Soter
Página 1 de 2
 1  2   Proxima >
Melhor Visualizado 1024 x 780 © Copyright 2007 - 2010, Portal MS - O Guia Online de Campo Grande e MS
Notícias | Empresas | Classificados | Empregos | Contato